dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Azeitona    
Projeto pioneiro inicia cultivo de oliveiras em Santa Catarina
Estado já tem 18 unidades de plantação; os melhores resultados encontrados foram na Região Oeste
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir Ficha
Juliana Royo
25/02/2010

A Epagri está tocando um projeto pioneiro em Santa Catarina: a plantação de oliveiras para a produção de azeitonas e azeite de oliva no Estado. O Projeto Oliveira, coordenado por Dorli Mario Da Croce, teve início em 2005 e, em 2008, já conseguiu a primeira extração de óleo extra virgem e algumas cultivares em conserva.

— A intenção de criação deste projeto não é nova, mas a concretização dele veio de uma solicitação do próprio governador do Estado. Nós temos 18 unidades em andamento e estamos tendo alguns resultados muito bons. Como 100% dos produtos da oliveira são importados a nossa previsão em relação ao mercado interno é positiva.

A expectativa econômica também é boa. Além do mercado brasileiro só consumir produtos importados, o custo de produção das oliveiras é muito baixo. Dorli explica que, por ser um cultivo de plantas rústicas, não é necessário nenhum manejo especial, nem preocupação com controle de pragas, o que torna o processo barato.

— Ela não necessita de muitos cuidados, é muito fácil de ser manuseada, até mais fácil que os citros. Não sofre de muitas doenças, apenas duas pragas de fácil controle. Mas é uma cultura nova, então temos que ter cuidados para não frustrar expectativas. Quem vai plantar deve se informar bem — alerta Dorli.

O projeto deu certo e uma máquina foi comprada da Itália para extrair o óleo das oliveiras. Agora, começa a fase de industrialização. Ainda não se sabe ao certo o índice de produtividade porque os resultados ainda são muito irregulares e variam de pé para pé. Outro fator que atrapalhou o cultivo este ano foi a situação climática de Santa Catarina. O Estado sofreu muito com as geadas, o excesso de precipitação e a chuva de granizo que chegou a arrancar árvores de oliveira do solo.

— Observamos que elas estão tendo boa produção e uma perspectiva muito boa para o Estado de Santa Catarina e será mais uma opção de cultura para a pequena propriedade, na agricultura familiar. Temos plantações com áreas de 10 quilos e 12 quilos por planta, densidade de 400 árvores por hectare com uma média de 16 toneladas por hectare, mas ainda não é uma média estável, porque há muita oscilação de pé para pé — pontua Dorli.

As áreas do Estado que apresentaram melhor resultado foram a Região do Meio Oeste até o Extremo Oeste de Santa Catarina. No litoral, a produção não foi satisfatória.

"Ela não exige
 muitos cuidados,
 é fácil de ser ma-
 nuseada, até mais
 fácil que os citros"


 Dorli Mario Da Croce,
 da Epagri

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
adriana borges / chapecó sc
13/02/2011 - 09:29
nossa!

adorei essa matÚria,acho que tudo Ú possivel em nosso paÝs, atÚ mesmo extrair um ¾leo de ¾tima qualidade, em minha casa Ú consumida muita azeitonana e muito ¾leo, por isso eu parabenizo a todos vcs, que estÒo nos dando essa oportunidade de consumir um produto de qualidade, e ainda vindo aqui de nosso paÝs, s¾ nos da orgulh de viver num pais tÒo abenþoado como esse. Onde se plantando tudo dß.

v.v
02/06/2014 - 16:25
achei incrivel

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Familiar
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada